segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Movie Hint - THX 1138 (1971)

Primeiro filme dirigido por George Lucas, criador da saga Star Wars! E quer saber? Este homem é um gênio muito a frente de seu tempo. Um visionário!

É assustador como ele, em 1971, conseguiu produzir um filme de SciFi de tanta qualidade. A produção é CHOCANTE para a época! E quem sabe, para a atual! Sim, se compararmos com alguns filmes atuais, THX 1138 não deve em nada! Ele conseguiu fazer um outro filme além de seu tempo, assim como fez em Star Wars. Porém antes da saga!

A trama se passa no século 25, onde os humanos THX 1138 e LUH 3417 procuram escapar de uma sociedade futurista subterrânea que proibiu o sexo real e usa drogas para controlar a população e as suas emoções.

THX 1138 e LUH 3417 param de tomar as drogas e isso faz com que se apaixonem um pelo outro. Mas THX 1138 é levado para a prisão, quando se descobre que LUH 3417 está grávida.

Na prisão, THX 1138 conhece SEN 5241, um programador ilegal, e o holograma SRT, convencendo-os a planejar uma fuga. THX 1138 vai à procura de LUH 3417 e escapa para a superfície, mas é perseguido por policiais robôs...

O filme é uma verdadeira obra-prima do SciFi, principalmente ao assistí-lo hoje, 42 anos após seu lançamento e vermos que seu potencial ainda é enorme.

É bacana ver Robert Duvall (The Road, Crazy Heart) quatro décadas mais jovem! E no papel principal. Coisa que já não costumamos muito a ver nos últimos anos.

Uma inevitável referência, e grande referência é o filme "Equilibrium", com Christian Bale, Sean Bean, Dominic Purcell, William Fitchner e Angus MacFayden, em que também se passa num futuro onde a raça humana baniu os sentimentos através de remédios, como o grande mal da humanidade.



Este filmaço foi remasterizado e relançado em High Definition. Certamente uma excelente opção de compra para os aficionados do gênero!

De quebra, o filme ainda conta com Francis Ford Coppola (The Godfather) como produtor executivo.



2 comentários:

James disse...

Putz, eu ainda não vi THX 1138... Mas a fama que alcançou já o precede...
O marco de THX foi tão grande que vale lembrar que a a qualidade de som surround da empresa de George Lucas chama-se: THX!!!!

Jack Patton disse...

Veja logo!!
Tem a mesma levada do 2001: A Space Odissey, em termos de lentidão, imagens estáticas, etc. Mas sem dúvida ótimo filme, cult (mesmo sendo scifi) e uma bela referência.

No filme existem várias menções que depois vemos em Star Wars!!