sábado, 14 de julho de 2012

Movie Hint Special - Prometheus (2012)

A ficção científica Prometheus, do diretor Ridley Scott (Gladiator), tem sua parte na cronologia da clássica saga Alien, iniciada por ele. A trama do novo filme é passada antes dos acontecimentos de Alien: O Oitavo Passageiro!

Ridley retorna ao gênero que ele ajudou a definir. Neste filme, ele cria uma fantástica mitologia, na qual um time de exploradores/cientistas descobrem uma pista para a origem da humanidade na terra, levando-os a uma sinistra jornada ao Planeta onde habita os seres que deram origem a nossa existência.

Tudo começa no ano de 2058, onde escavações arqueológicas na África revelam artefatos alienígenas que provam que os humanos foram geneticamente gerados por uma raça avançada de aliens (os Space Jockeys). Esses “deuses alienígenas” também modificaram o planeta para torná-lo habitável para suas criações humanas. Nesses achados, estão as coordenadas para o planeta natal desses deuses.

Meses antes, a Corporação Weyland lançou ao espaço a nave Prometheus e sua equipe para fazer o primeiro contato. Graças à viagem espacial na velocidade da luz, alguns anos depois, a Prometheus entra no sistema estelar Zeta Riticuli. Os humanos então são transportados ao espaço mais profundo para um mundo assustador, mas fascinante novo mundo.

O Cyborg David 8 (Michael Fassbender).

A equipe hiberna por 2 anos e viaja 320 bilhões de quilômetros na velocidade da luz para chegar ao seu destino. Lá, vivenciam grandes descobertas mas que colocam a raça humana bem próxima de seu fim.

O filme é ambientado no ano de 2085, cerca de 30 anos antes dos eventos que envolvem a tenente Ripley, personagem de Sigourney Weaver (Alien, Avatar) na saga original. E neste episódio, entendemos o que deu origem aos seres vistos nos primeiros filmes da saga Alien.

O mito de Prometeu (além de ser o nome da nave que leva o grupo de exploradores), é a metáfora central do filme: um "ente superior" que desafia os deuses, que não querem ceder-lhe o domínio do fogo. "O fogo é a primeira tecnologia", diz Ridley Scott, e ao roubá-la, esse ser superior, o homem, "é punido perpetuamente de uma maneira horrível". Na mitologia grega, Prometeu é acorrentado ao cume do Cáucaso, onde uma ave de rapina dilacera diariamente o fígado do titã, castigo previsto para durar 30 mil anos.

Prometeu (Deus grego, a inspiração de Ridley Scott) e Space Jockey (o Deus alien).

O elenco conta com Noomi Rapace (protagonista da versão sueca de The Girl With The Dragon Tattoo), Michael Fassbender (X-Men: First Class, Inglorious Basterds), Charlize Theron (Monster, Hancock), Idris Elba (Thor, Luther), Guy Pierce (Memento,LA Confidential), entre outros.

 

NOTA: Prometheus é um filme que deixa diversas perguntar no ar. É inevitável, ao seu término, buscar por respostas que ficam para serem respondidas numa, quem sabe, continuação!



Um comentário:

Dan² disse...

Maneiro... Eu pretendo ver assim que sair com boa qualidade.

Qual a sua opinião afinal?
o filme é um Hint, mas considerando as diversas opiniões que ouvi, tenho minhas dúvidas!

Valew!!!