terça-feira, 22 de junho de 2010

Movie Hint Especial - Toy Story 3 (2010)

Toy Story é mesmo especial. Esse clássico da Disney, iniciado em 1995 marcou história, tendo sua sequência em 1999 mantido seu status em alta com a criançada e adultos. Eu confesso que só assisti os dois filmes por volta de 2005, na edição comemorativa do 10º aniversário, quando meu filho já com 2 anos de idade começava a esboçar interesse em desenhos.
Não me arrependi de não ter visto antes, porque não tinha maturidade suficiente para apreciar a história e sua temática adulta, então, se tivesse visto antes, seria sob o olhar de uma criança ou adolescente, que poderia ter sido uma experiência boa, mas que tendo visto "tarde", mostrou na verdade ter sido uma experiência fantástica.
Enfim, 15 anos depois, a trilogia se completa, e Toy Story 3, tão aguardado, desde seu anúncio em 2008/2009 chega a nosso alcance, diretamente do infinito, para atingir patamares muito além do imaginado.


Comentei no post anterior que li uma crítica de que o filme não era engraçado o suficiente, que o tema era muito adulto, blablablá. Às favas com a crítica.
Toy Story 3 fecha a trilogia com chave de ouro, se despede da gente com um sorriso no rosto, deixa estampado na cara do público, inclusive da molecada - ainda que inconscientemente - a satisfação, a alegria, a certeza de uma obra de arte bem acabada. E mais uma vez, Disney e Pixar se superam.

Amigo, estou aqui.
Os pouco mais de 100 minutos de projeção passam sem sentir, e quando termina, você percebe que passou noventa porcento do tempo com um sorriso no rosto. Os outros dez porcento ficam por conta do suspense, drama e tensão criados.
E é incrível constatar que numa animação se consiga criar um clima de tensão e emoção tão grandes quanto nesta. Foi de se segurar na poltrona, de roer as unhas e se emocionar a ponto de quase (eu disse quase) chorar.
Os temas união, despedida e seguir em frente são o ponto principal da história, que tem um roteiro fabuloso, muito bem amarrado e que até resgata alguns cliches, mas aqui acho que vale uma exceção, então, com licença concedida, os cliches foram muito bem aceitos.
A trilha sonora foi algo crucial para dar o ponto, a cereja do bolo.
Toy Story tem um colorido, imagens e detalhes tão ricos e intensos que é até difícil absorver tudo de uma só vez.
Nem falei do 3D. Na boa, 3D é dispensável. Não por ser fraco, mas porque simplesmente a história te prende tanto que você até esquece que está vendo um filme em terceira dimensão. Mas não deixa de ter seu charme e proporcionar uma experiência mais rica em termos de imagem. O curta exibido antes do filme começar merece um hint a parte, é um primor em arte gráfica e animação.
É por esse e outros motivos que Toy Story vale ser visto e revisto sem jamais cansar. E o melhor de tudo é que é uma história atemporal. Daqui mais 10, 20 anos, você poderá assistir com seus filhos, netos e compartilhar da mesma alegria de hoje ou 15 anos atrás.
Obrigado à John Lasseter, Lee Unkrich e aos caras da Pixar por levarem essa brincadeira tão a sério! Aplausos de pé! Eles foram além.

2 comentários:

Jack Patton disse...

Opa!! Pena que não posso ainda deixar minha neném com os avós e ir assistir Toy Story 3 em 3D nos cinemas!! hahaah

Mas certamente verei quando lançar o DVD!! Bom A LOT!!!!

James disse...

Ih, que nada, combina um passeio em família ao Shopping, durante a hora e quarenta do filme deixa a pequena passeando com os vovôs!

Procure saber sobre o curta que abre pro Toy Story (Day and Night). Muito bom!