domingo, 26 de agosto de 2012

Movie Hint - La Rafle (2010)

Muitas histórias sobre o holocausto já foram contadas em filmes, livros, retratadas de diversas formas, sob vários pontos de vista.
La Rafle o faz com a intenção de ser fiel aos registros e relatos por diversos ângulos.
Um filme triste, pela história tratada, mas extremamente bem contado.
Produção francesa, o filme mostra a história dos judeus residentes em Paris, e a França, aliada da Alemanha, atende a ordem dada por Hitler, que todos já conhecemos.
Aos onze anos, Joseph é um judeu que estuda, brinca, se diverte, e sofre preconceito, na movimentada Paris de 1942. Vivendo numa comunidade judaica, a história mostra como Joseph junto com os pais, amigos e familiares são capturados e enviados a um destino que eles não fazem ideia do que é. 
Com Jean Reno (Da Vinci Code, Wasabi) no papel do médico encarregado de cuidar de um grupo de mais de 10 mil judeus levados presos para um velódromo em péssimas condições e depois, para um campo de concentração, antes ainda de serem levados pelos alemães.
Como enfermeira assistente do médico, Mélanie Laurent (Inglorious Basterds) é Annete Monod, que se engaja na ajuda ao povo judeu até o fim.
Interessante aqui é o retrato de diversos franceses, que acabam puramente acatando ordens, mas sabendo que no fundo estão fazendo a coisa errada.
Um belo filme, comovente e tocante.





Nenhum comentário: