terça-feira, 24 de julho de 2012

Movie Hint - Melancholia (2011)

Os trabalhos de Lars von Trier (Dogville, Antichrist)devem ser tratados como Arte. Cinema de arte. Seus filmes tem qualidade em produção, fotografia e principalmente, roteiro.
Melancholia é melancolicamente bom. Muito bom. O filme começa chato, diga-se de passagem. São 8 minutos de cenas em camera super slow motion, como se fosse a velocidade relativa do movimento do planeta. Mais uma vez, trata-se de um trabalho de arte, então, é para ser apreciado.
Por que a comparação com planetas? porque é justamente disso que o filme trata. A Terra está em rota de colisão com um planeta, chamado Melancholia. Sua trajetória foi tida como uma rápida passagem próxima da órbita da Terra.
Mas a temática sci fi se limita isto. O filme é um drama tenso, pesado, que explora os efeitos da passagem do planeta tendo como foco a relação de duas irmãs, cada uma com seus problemas.
Kirsten Dunst (Marie Antoinette, Spider Man), é Justine, no dia de seu casamento, alterna momentos de aparente euforia e realização, com tristeza e depressão.
Claire (Charlotte Gainsbourg - Antichrist, 21 Grams) é sua irmã mais velha, casada com John (Kiefer Sutherland - 24 hours). Claire é organizada, centrada, e que segura as pontas em meio aos problemas da irmã, mas Melancholia traz efeitos colaterais e o pensamento de que a Terra pode ser destruida por um planeta em questão de tempo, é perturbador.
A angústia, a sensação de medo e impotência dos personagens é passada por igual ao expectador.
O filme tem um excelente trabalho de direção e excelente atuação de Kirsten Dunst, diga-se de passagem.
Para ver, apreciar e refletir.





2 comentários:

Jack Patton disse...

Preciso ver esse filme urgente!

Há algum tempo, virei fã incondicional do Lars Von Trier. Muito por dar prioridade a arte em si, no cinema. Eu diria que ele tem a mesma pegada artística de Stanley Kubrick. E tão louco quanto!

Desde Dogville e Manderlay, procurei acompanhar seus trabalhos. Mesmo que tão poucos! E qnd surgiu Antichrist, eu PIREI!! Filme denso, espetacular. Willaim Dafoe e Charlotte Gainsbourg formaram uma dupla e tanto nesse filme! Eu, no lugar deles, teria um orgulho imenso de ter feito esse filme.

Tenho certeza de que vibrarei com Melancholia!

Jack Patton disse...

Só para deixar registrado!!
QUE FILME!!! Lars é louco e gênio!
Estilo único...

Mal posso esperar pelo próximo trabalho:
The Nymphomaniac
e
The Nymphomaniac - Part II.

Tb com a Charlotte Gainsbourg.