sexta-feira, 16 de julho de 2010

Movie Hints - You Don't Know Jack (2010)

As produções da HBO vêm surpreendendo cada vez mais. Feito para a TV, este drama biográfico trata de um tema bem polêmico: A eutanásia. Ninguém menos que (O CARA) Al Pacino (Godfather, Scarface) interpreta Jack Kevorkian, o Dr. Morte, conhecido nos anos 90 nos EUA por auxiliar as pessoas que não desejam mais viver. O filme conta esta história, defendendo o direito das pessoas incapazes ou com problemas irreversíveis a descansar em paz, ao mesmo tempo em que mostra uma sociedade escandalizada com as atitudes do médico, contrariando os conceitos de "vida" e desafiando as leis e a ética.

Esta excelente produção poderia ter ido para o cinema, sem dúvida, mas o fato de ter ido direto para TV não tira mérito nenhum, muito pelo contrário: as atuações são excelentes, Al Pacino incorpora o médico até no seu sotaque. É só ver uma entrevista do Dr. Jack verdadeiro e comparar. Segundo ele, Al Pacino fez um Dr. Kevorkian melhor do que ele mesmo!
Susan Sarandon também arrebenta como sua amiga e John Goodman, outro monstro na atuação também manda muito bem interpretando seu parceiro de profissão.

O tema polêmico é surpreendentemente tratado de forma neutra. Os dois lados da história são apresentados, com total imparcialidade.
Eu confesso que ainda não tenho uma opinião formada a respeito, nem é esse o intuito do filme. Os fatos simplesmente são apresentados para que saibamos a história.
Este pode servir de tema para muitos estudos e debates nas escolas e na sociedade.

Afinal, uma pessoa em estado semi-vegetativo, que só sofre estando viva, tem o direito a optar por dar fim a própria vida, com o auxílio de um médico?


Não foi a toa que o filme ganhou nota 8 no IMDB. é um dos fortes concorrentes ao prêmio Emmy, que vem por aí.
E o Pacino fazia tempo que não pegava um bom papel. O cara é fera.

Confira o trailer do filme, e a seguir, a entrevista do verdadeiro Dr. Jack Kevorkian.



Um comentário:

Jack Patton disse...

Opa, quero ver esse filme do meu xará!! HAHAHA
Pelo que você me falou antes, deve ser realmente um filmaço!!