domingo, 18 de julho de 2010

Movie Hint - Vicky Cristina Barcelona (2008)

Woody Allen sabe contar histórias sobre relacionamentos. Woody Allen também soube escolher um elenco de primeira qualidade. Vicky Cristina Barcelona oferece tudo de bom que um filme pode. Boa história, belos cenários, boas atuações, belas atrizes...

Um deleite para os homens: Rebecca Hall (The Prestige, Frost/Nixon) é Vicky, Scarlett Johansson (The Prestige, Matchpoint) é Cristina, e as duas vão passar férias em Barcelona. As belas atuam com pouca maquiagem, bem sutil, valorizando a beleza e sensualidade com uma simplicidade de cair o queixo. Vicky é a mais pé no chão, de casamento marcado, Cristina é mais aberta, mas não sabe ainda o que procura num relacionamento. Numa exposição de arte, elas conhecem Juan Antonio (Javier Bardem - No Country for Old Men). Mais tarde, num jantar ele chega à mesa delas e de uma tacada só as convida para um fim de semana em Oviedo, para sairem e dormirem juntos, os três. É, o público feminino também não foi esquecido. Javier Bardem faz o tipo galanteador, que quer aproveitar o máximo da vida, sem regras ou rótulos.
Vicky acaba não indo muito com a cara dele, mas Cristina topa, e assim tem início a história.

Com belas paisagens, boa comida, bons vinhos e muito papo, o cara abala a terra firme de Vicky e, bom, tem que assistir pra saber o resto.
Nessa salada toda, ainda há espaço para a ex de Juan Antonio, Maria Elena, ninguém menos do que Penélope Cruz (Vanilla Sky, Volver).

A história é bem envolvente, as atuações são nota 10 pra geral, ninguém deixa a desejar. Inclusive, Penélope Cruz levou o Oscar de Melhor atriz coadjuvante em 2009.

O tema central é a relação humana e põe na roda os valores, rótulos e padrões, e fala de realização pessoal e sobre a melhor forma de aproveitar a vida. Cada um à sua maneira, desejos e frustrações vêm à tona.
É um belo convite à reflexão sobre a vida materialista e valorização do amor verdadeiro.


Um comentário:

Jack Patton disse...

É difícil de eu gostar dos filmes do Woody Allen, mas tou para ver esse há uns 2 anos. Não vi justamente por preferir outros gêneros. Mas se tiver a pegada do Match Point, aí eu vejo logo!! heheh

Match Point é o melhor filme que já vi dele.