quinta-feira, 22 de julho de 2010

Movie Hint - The Soloist (2009)

Duas horas de pura inspiração de Jamie Foxx (Ray, Collateral) e Robert Downey Jr (Iron Man, Sherlock Holmes)!! Nossa, que satisfação ver essa dupla num filme tão inspirador. Um roteiro espetacular, que deu oportunidade para dois excepcionais atores esbanjar suas qualidades.

Pode-se considerar que é um filme de passada lenta, "mastigado" aos poucos, mas de uma profundidade tocante. Literalmente dramático.

O solista é vivido por Jamie Foxx, que simplismente me deixou sem palavras para definir o que acabei de assistir. Criou uma identidade tão perfeita para o personagem que te faz entrar de cabeça na trama e viver junto toda peculiaridade daquele ser. No caso, um músico de rua, mendigo.

Robert Downey Jr não deixa por menos e faz jus a melhor fase de sua carreira, desde que conquistou a todos com o simples personagem de quadrinhos, o Homem de Ferro. Em The Soloist ele faz um repórter/redator que busca por boas histórias para sua coluna no jornal em que trabalha, em meio a uma época de demissões, em tempos de crise financeira. Eis que surge ao acaso o encontro dos dois personagens, que desenvolvem ao longo do filme uma mistura de sentimentos que realmente envolve o espectador: amizade, raiva, compaixão, pena, alegria, tristeza, rancor, etc.

Como filme, é muito bom, mas não chega a ser um supra-sumo. Talvez por ser um filme profundo pelas mensagens que passa mas não tão profundo pelo emocional. De qualquer forma, me surpreendo ao perceber que essas duas supremas atuações sequer foram lembradas no último Oscar ou Golden Globe.

Além deles, Catherine Keener (Capote, Into The Wild) faz a ex-esposa do personagem de Downey Jr.



O roteiro foi adaptado do livro de Steve Lopez, jornalista do LA Times, brilhantemente interpretado por Downey Jr neste filme.

Um comentário:

James disse...

Maneiro, to com ele aqui na fila pra assistir há um tempão já.
Mas cara, não sei se esse filme saiu a tempo de concorrer ao Oscar, ou se simplesmente foi esquecido mesmo.