sábado, 24 de julho de 2010

Movie Hint - The Fly (1986)

Hora da nostalgia! Em tempos de ninar minha neném, acordando no meio da madrugada, venho padecendo no paraíso, mas com algumas vantagens! Na última quarta-feira por exemplo, a TV estava ligada quando acordei com o choro da minha pequena e me deparei com o início de um filme que muito gosto.

Olhei para a TV e vi Jeff Goldblum (Adam Resurrected, Jurassik Park) ainda jovem, pensei... "Ah, não pode ser The Fly!". E era! Ótimo para rever pela milésima vez, mas péssimo para acordar cedo no dia seguinte. Não titubeei, e vi.

Como a última vez que assisti foi há pelo menos uns quinze anos atrás, então a percepção foi beeeeem diferente. The Fly não é apenas um filme de ficção científica ou suspense. De fato é um romance embutido numa trama sci-fi/thriller, e por sinal MUITO bem bolada.

Com tantas limitações em 1986, pode-se afirmar que o filme se junta a Star Wars, Alien, e vários outros clássicos se formos avaliar como do time de longas que conseguiram estar anos a frente de sua época. As idéias e execuções sobre temas como computadores e engenhocas tencológicas foram excepcionais. Sem tantos recursos, o brilhante David Cronenberg (Eastern Promisses, Spider) conseguiu dosar bem suas ferramentas naquela ocasião e dar ao filme uma cara natural sem que soasse trash. Talvez tenha pensado que o simples, mas com ótimas idéias e sacadas, seria o ideal para garantir a seriedade do filme.

Quanto a história, trata-se de um cientista que descobre a tele-transportação, após anos de estudos. Porém o sucesso do tele-transporte com objetos não o satisfaria e decidiu tentar com matéria orgânica. Decide então tele-transportar animais e a ele próprio. Apesar do sucesso, sua genética é modificada e dá-se início a um processo de sofrimento e loucura, atrelado a paixão pela personagem de Geena Davis (Thelma & Louise), que rende ao filme um lado romântico que fica muito interessante num filme de sci-fi/suspense!



O processo de mutação genética é perfeito no filme. A cada cena você pode sentir o personagem modificado visualmente. E além da maquiagem ter sido tão bem acompanhada pelo desenrolar da história, temos um Jeff Goldblum arrasador. Um ator de pouco reconhecimento, mas que neste filme em especial esbanjou um talento que geralmente tem chance de mostrar em outros filmes que faz.

Esta é uma refilmagem do filme de 1958. E acho que seria muito bem-vinda uma refilmagem do filme de 1986! ; )


Um comentário:

James disse...

Caraaaaaca, desenterrou!
Esse filme foi um clássico realmente e influenciou muitas outras histórias de sci-fi por aí.
A exemplo, nos quadrinhos, temos o Homem Aranha 2099, que foi criado com esse conceito de teletransporte. A arte imitando a arte! hehe.

OBS: o botão do comments não ta funfando.