domingo, 4 de julho de 2010

Movie Hint - Pirates Of Sicilon Valley (1999)

Curiosamente, há 1 ano atrás eu assisti Pirates Of Silicon Valley em meu celular! Sim, chegamos ao futuro e nem notamos. Digo "curiosamente" porque o filme é exatamente sobre a história do surgimento da tecnologia computadorizada, a informática.

Se você ainda não viu, aviso: ESTE NÃO É UM FILME APENAS PARA NERDS. Claro, quanto mais Nerd mais gostará, mas o filme é de fato para quem se interessa pela cultura tecnológica.
NOTA: o filme não é um documentário!

Nele, podemos conhecer bastante da criação das duas maiores empresas do ramo até hoje: Microsoft e Apple. Dos tempos em que o PC rodava apenas DOS e o Mac era Intosh heheh... até o fim da década de 90. E a propósito... passados 10 anos, bem que já poderiam fazer a continuação! ; )

Os atores encarnaram seus personagens e você se espanta com a caracterização deles. Bill Gates e Steve Jobs ainda jovens rapazes, vivendo a era hippie, fazendo de porões de garagem seus "ateliês" para o início de um sonho: criar máquinas com programas de interface amigável, que o povo pudesse utilizar. Até aquele momento, computadores eram de grandes empresas e indústrias, mas a dupla tinha o sonho de viabilizar computadores em residências.

Anthony Michael Hall (Weird Science, The Dark Night) interpreta Bill Gates perfeitamente, e Noah Wyle (Donnie Darko, W.) faz Steve Jobs de uma forma impressionante também, destemido, audacioso. Inúmeras revelações fazem deste filme um clássico entre os amantes de informática. Já que a história se passa no período do nascimento do primeiro sistema Mac, compra do DOS, período de Bill Gates trabalhando na Apple, e sua saída e independência. Muitas intrigas, quebra pau em um cenário muito bem produzido para cada época... Década de 70, 80 e 90. FENOMENAL!




"Good artists copy... Great artists steal."

Um comentário:

James disse...

Rapay, esse filme é antigo, mas fica pra história, quem nasceu depois da revolução tecnológica e tem curiosidade de saber como tudo começou entre esses dois gigantes da tecnologia, esse filme é a medida certa pra explicar os fatos e contar a história.

Muito bom mesmo, recomendadíssimo!
Abrafos