sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Movie Hint - Cloud Atlas (2012)

Baseado no best-seller de David Mitchell, nesta história os personagens conhecem-se e voltam a se encontrar em outras vidas. Nascem e renascem. As ações e escolhas individuais têm consequências e impactos entre si no passado, presente e futuro distante. Uma alma é moldada de assassino a herói, e um simples ato de bondade tem repercussões ao longo de séculos, tornando-se na inspiração de uma revolução.

Cloud Atlas é um filme belíssimo!! Sobre um tema de rara aparição nos cinemas: reflexão sobre a vida.

O longa de 3 horas de duração pode parecer muito estranho para boa parte do público, mas isso se deve ao fato de sermos pegos de surpresa. Não se pode começar a ver este filme criando expectativas, imaginando como possa ser o filme. Cloud Atlas é inimaginável, sem gênero. E muito complexo.

Sua complexidade se dá por ter um roteiro em que seis realidades, em diferentes épocas, são exibidas alternadamente ao longo de todo o tempo. Mas todas conectadas de alguma forma, sempre deixando claras e belas mensagens.

Num mesmo filme, podemos ver Tom Hanks (Castaway, Forest Gump) como um doutor num barco pirata do século XVIII; como um líder de uma tribo pós-apocalíptica num futuro bem distante; como um manager de hotel, entre outros. Halle Berry (X-Men, Swordfish), como uma jornalista da década de 70; como uma nativa tribal; uma infiel esposa nos tempos de criação dos grandes clássicos da música; entre outros.

Para se ter uma idéia, se num momento o filme exibe imagens de um barco pirata em um mar revolto jogando água para tudo quanto é lado, poucos minutos depois o filme já está numa Coréia em 2111, completamente futurista e abusando de alta tecnologia. Pouco depois, nos deparamos com os anos 70, e toda aquela produção que condiz com a época. Minutos depois, adivinhem? O mundo em um pós-apocalipse.

 

São 6 histórias misturadas, mas conectadas. Preparem-se, trata-se de um filme complexo, porém espetacular!



Nenhum comentário: