quinta-feira, 30 de junho de 2011

Movie Hint - Backbeat (1994)

Resgatando mais a fundo uma parte pouco conhecida da história do início de carreira dos Beatles, Backbeat conta como, em 1960, 5 rapazes de Liverpool começaram sua carreira tocando em barzinhos, atrás do sonho de um dia serem uma grande banda de Rock'n Roll.
Bem, na verdade, este é só o pano de fundo do filme, pois o foco aqui é na história do 5º Beatle, Stuart Sutcliffe, amigo inseparável de John Lennon; aqui somos apresentados a Stu, dividido entre a aventura na banda e seu amor pelas artes, em um período que o grupo passou em Hamburgo, na Alemanha, em busca de fama e reconhecimento.
Na época, a banda ainda sem nome, era formada por John Lennon, Stuart Sutcliffe, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best. Ringo Starr viria a entrar na banda algum tempo depois, mas não deixa de ser mencionado no filme.
Impressionante a escolha dos atores, feita a dedo, pois parecerem IGUAIS aos Beatles do início dos anos 60. O elenco: Stephen Dorff (Felon) - Stu Sutcliffe; Ian Hart (Harry Potter and the Sorcerer's Stone) - John Lennon; Gary Bakewell como Paul McCartney, Chris O'Neal (Geroge Harrison) e Scot Williams (Pete Best).
Durante esta passagem por Hamburgo, foi que conheceram Astrid Kircherr e Klaus Voormann, duas importantes figuras na história dos Beatles. Stu se apaixona por Astrid, interpretada por Sheryl Lee (Winter's Bone, Twin Peaks) e todo o filme gira em torno dessa relação, em paralelo à ascenção da banda.



Uma produção de altíssima qualidade, de caráter quase documental, essencial para se conhecer mais a respeito do grupo que marcou gerações no mundo inteiro.
As músicas apresentadas no filme foram interpretadas pela Backbeat Band, formada por alguns nomes conhecidos do mundo do rock:
Dave Pirner (Soul Asylum) e Greg Dulli (The Afghan Whigs) nos vocais; Thurston Moore (Sonic Youth) e Don Fleming (Gumball) nas guitarras; Mike Mills (R.E.M.) no baixo; Para minha surpresa, o onipresente, Dave Grohl (Foo Fighters) na bateria. A banda cumpre um papel importantíssimo no filme, que é reproduzir a qualidade musical que nós todos conhecemos!

2 comentários:

James disse...

PS: Agradecimentos ao grande Grun, do www.formulagrun.com.br pela dica!

Grünwald disse...

Filme maravilhoso, faz parte da minha coleção de DVDs. Como vocês disseram aqui, tem caráter quase documental, sem perder a pegada de romance e ação. Fundamental para aqueles que buscam se aprofundar na história do Rock n' Roll.

A história de vida de Stu é apaixonante, retrato da juventude dos anos sessenta. E dizer que tudo isso aconteceu há mais de cinquenta anos...

Abraços e parabéns pela resenha.
Grün
www.formulagrun.com.br