segunda-feira, 20 de junho de 2011

Movie Hint - Paul (2011)

Pense numa comédia dessas de "roadtrip" americanas, cuja história se passa em estradas desérticas, com direito a perseguições, tiros, etc.
Clichê demais, não?
Agora pense num filme de extra terrestre, onde humanos têm contato imediato com o ser alienígena e tem toda aquela reação de surpresa, descrença, etc, etc.
Boooring...

E se esse filme fosse engraçado e irreverente, com esses temas? Poderia um ser de outro mundo conseguir essa proeza? Muito prazer, Paul!

Dois Nerds ingleses, passando férias nos Estados Unidos, para fazer um tour pelas estradas da área 51, e conhecer os pontos turísticos da região famosa pelos relatos de contatos extraterrenos, por acidente, conhecem Paul.
Paul é o nome do homenzinho verde acinzentado que veio parar na terra. Mas diferente de tudo que se possa imaginar sobre ETs, Paul é descolado, desbocado, vive e fala conforme costumes humanos. Bem, nem tanto assim.
Confesso que assisti o filme meio cético e achei que fosse uma comédia fraca.
Mas com um roteiro escrito pelos próprios protagonistas, os caras não iam manchar a própria imagem se a proposta não fosse boa.
Simon Pegg (Run Fat Boy Run, Hot Fuzz) e Nick Frost (Hot Fuzz) assinam e estrelam essa comédia de outro mundo. Eles são os nerds em férias, que começam sua aventura numa Comic-Con, a convenção anual de revistas, quadrinhos e afins. Ao encontrar com o simpático Paul, eles também encontram com agentes federais à caça do alien. Nessa fuga, acabam encontrando personagens interessantes, como a crente fanática Ruth (Kristen Wiig, de Macgruber) que tem um choque ao conhecer um ser que vai de encontro a tudo que ela sempre teve fé e acreditava como a única verdade.
Entre perseguições e paradas, dá tempo até pra puxar um fumo e ficar doidão no meio do deserto! Quem empresta a voz a Paul? Ninguém menos do que Seth Rogen (Pinneaple Express).

A linguagem informal permeia todos os diálogos e tem algumas pérolas como esta: O cara pergunta "How come I can understand you? Are you using some neural language router?"
Paul: "Actually I'm speaking English you fucking idiot!".

Foi uma boa surpresa, um filme cheio de referências e uma forma totalmente inovadora de tratar sobre alienígenas.