domingo, 22 de maio de 2011

Movie Hint - Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides (2011)

Quando um filme de sucesso emplaca uma continuação ou até mesmo uma trilogia, a gente já fica apreensivo quanto a qualidade delas. Vai agradar, vai superar o primeiro, será que não é só pra encher mais ainda os bolsos dos grandes estúdios?
Bom, em alguns casos, as sequências e trilogias conseguem se superar e se tornam grandes referências no mundo do cinema. Vide Matrix, Indiana Jones, ou o pai de todos, The Godfather!

Enfim, são só alguns exemplos bem sucedidos para começar a falar do mais novo integrante das grandes continuações!

Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides é o 4º filme da série de piratas, protagonizado pelo camaleão Johnny Depp (Edward Scissor's Hand) na pele do Capitão Jack Sparrow.

Pela primeira vez em 3D, fui assistir com um pé atrás, pois os 3 filmes cumpriram muito bem seu papel, então de onde tirariam mais ideias para um 4º filme? Felizmente me enganei e o que vi na telona foi um espetáculo de imagens, mais uma vez com muita aventura, bom humor, em um estilo levemente mais sombrio do que seus predecessores.
Se o primeiro Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl foi a novidade em filmes de pirata, recheado de ação e aventura com uma trama bem encaixada, o segundo, Dead Man's Chest foi mais centrado na comédia, e At World's End, o terceiro, focado na ação para o desfecho da história, agora, On Stranger Tides é extremamente bem sucedido em continuar a rica história do mundo de Jack Sparrow com um tom mais sombrio não observado antes.
Na verdade, parte dessa mudança está na própria direção. Anteriormente dirigido por Gore Verbinski (The Ring, The Weather Man) nos 3 iniciais, este agora foi comandado por Rob Marshall (Nine, Chicago, Memoirs of a Geisha).

Apresentando novos personagens e novo elenco, A introdução aqui resgata o passado de Jack Sparrow como forma de abrir espaço para uma nova aventura, que gira em torno da fonte da juventude. Saem Orlando Bloom e Keira Knightley, entram Ian McShane (o temido Capitão Barba Negra) e Penélope Cruz (Angelica, antigo affair de Sparrow), entre novas caras que suportam algumas subtramas, como Sam Claflin (o padre Philip que com sua fé não teme o pirata Barba Negra) e Astrid Berges-Frisbey (Syrena, a bela sereia que encanta os homens com seu canto).

Johnny Depp continua perfeito em sua interpretação, da forma que só ele sabe para dar vida e complexidade na pele do louco Jack Sparrow.
Quem continua também e tem participação fundamental é o velho capitão Barbossa (Geofrey Rush - The King's Speech), arqui inimigo do Capitão Barba Negra. Desta vez, Barbossa, por conveniência, está a serviço do Rei da Inglaterra e conta com a ajuda da marinha real.
Sparrow, sem navio e sem tripulação, reencontra Angelica, um caso antigo, e vai parar no barco de Barba Negra.
Com o mesmo objetivo em comum, todos vão atrás da tão sonhada fonte da juventude e está armada a trama para mais essa empolgante aventura de tirar o fôlego!

O 3D é bem natural e os olhos não cansam tanto quanto em outros filmes. Nada de objetos voando na direção do espectador. Ao invés disso, como em Avatar, a grande sacada desse novo modelo 3D é conseguir nos inserir nos cenários deslumbrantes e fazer sentir parte do filme.

Eu me arrisco a fechar esse post já avisando que saí do cinema com aquele gosto de "quero mais"!

2 comentários:

Jack Patton disse...

Bom saber que vale a pena hein!! Fico receoso com essas possíveis tentativas de caça-níquel. Mas pelo jeito, o quarto filme é dos bons!

Vi um monte de filmes novos no fim de semana, em breve posts! hahah

Jack Patton disse...

Achei tb que a saída do Orlando Bloom e da Keira Knightley tirariam um pouco do brilho do filme. Mas blz, de repente eles podem pintar num próximo filme. Afinal, aquela morte do personagem do Bloom não foi tão morte assim né..? heheh