segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Movie Hint - 127 Hours (2010)


Alegria! Aventura! Acaso! Desastre! Estratégia! Desilusão! Fome! Solidão! Delírios! Ódio! Coragem! Superação!

Pode-se dizer que 127 Hours se resume a estas palavras acima! Um filme de Danny Boyle (Slumdog Millionaire), com uma interpretação excelente de James Franco (Spider Man).

O cenário é um dos mais belos do mundo, o Grand Canyon! Tomadas aéreas lindas, um clima maravilhoso, sol radiante, perfeito para escaladas. Os alpinistas fazem a festa! Mas quando algo tem que dar errado, dá errado! E foi esse o caso de Aaron Ralston, o personagem de James Franco. Esta história verídica é uma verdadeira agonia para quem está assistindo. Pois a sensação de impotência é total, sem falar na claustrofobia.

Aaron é um alpinista que vai ao Grand Canyon para mais um dia de diversão e aventura, sozinho. O aventureiro é daqueles que vive a vida a mil, e sequer diz para onde está indo. E neste caso o destino o reservou um tragédia. Aaron cai em uma pequena rachadura e uma grande rocha esmaga sua mão. Preso e com dor, ele precisa manter sua mente sã para estudar uma possibilidade de sair desta situação sozinho, já que está em um deserto e fora da área de visualização de qualquer pessoa.

E assim começa o período de 127 horas que Aaron ficou preso, com água suficiente para 24 horas, com uma pequena barra como lanche, uma filmadora, um canivete e sua mochila. É impossível não se colocar no lugar dele assistindo ao filme. Muito envolvente e tocante!



Assim como em Buried, citado aqui no MH na semana passada, o filme se passa no cubículo em que o protagonista fica preso. As falas ficam por conta dos delírios, das gravações de vídeo e sonhos.

O roteiro é muito simples, mas consistente, uma vez que nós não nos desligamos do longa nem por um segundo! E vale ressaltar a analogia feita com Slumdog Millionaire em um certo momento do filme! hahah...

3 comentários:

James disse...

Que isso, malandro, que aula de interpretação foi essa!
praticamente um monólogo, sem ser jamais monótono!
Muito , muito bom!
Bacana a referência a lá Slumdog Millionaire, também não dápra não lembrar do monólogo de Golum, de Lord of the Rings.
Delírio total! Recomendadíssimo!
Na mesma linha de Into the Wild, porém, menos Wild... porque naquele caso, foi por opção do maluco, de se isolar da sociedade.

Jack Patton disse...

Taí, nunca vi Into The Wild... o Carnaval vai continuar minha saga de movies. Já tou tirando o atraso legal! HAHAHAH.... 4 dias sem X360, daí tou conseguindo ver tudo! :D

Ontem vi Toy Story 3 finalmente, e te digo: King's Speech, Black Swan, The Fighter, etc... todos estão no mesmo nível, pq não dar o Best Picture pro Toy Story 3?
Teria sido muito merecido!! Não deve em nada a esses. E teria sido uma boa oportunidade para premiar uma animação como melhor filme, coisa que vai demorar a acontecer.

LJ

James disse...

QuÊ???
Achei que vc tinha visto Into the Wild.. Esse entrou no meu Top 20, cara, um filme muito marcante.
Assista com a mente aberta, um filmaço, depois comente.
Deixo pra vc as honras de escrever o Post, pq quando vi, não tinha blog ainda!!! hehehe!!!
Corra pra ver e trace os paralelos com 127 horas. É beeeeem diferente!

Quanto ao Toy Story, rasgue o verbo nos comments do post especial que eu publiquei lá!
Abs