segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Movie Hints & o Oscar 2011

A cerimônia do Oscar 2011 foi a mais polida, simples (sem perder o glamour) e bem distribuída dos últimos anos.

Parênteses. Que me perdoem os críticos de cinema e possíveis admiradores do cara, mas Rubens Ewald, na minha opinião, mancha a categoria, com seus comentários e opiniões particulares em uma transmissão ao vivo. Ora pois, um crítico deve emitir sua crítica, uma visão pessoal do que se avalia, mas ali na cerimônia, o que ele quer? Transmitir, traduzir e criticar ao mesmo tempo? não rola... Enquanto você quer entender o que os artistas estão falando, o sujeito atravessa no meio dos discursos, falando que não gostou disso ou daquilo.
Faça um programa de críticas ao Oscar pós-cerimônia, então! Fecha parênteses.

Enfim, tecla SAP nele! E vamos aos indicados da 83ª edição do maior prêmio da indústria cinematográfica!

Noite de Oscar é sempre uma noite especial. e Esse ano não teve twitter que aguentasse o bombardeio de mensagens sobre o mesmo assunto no mundo todo!
Na abertura, a elegante e camaleoa Anne Hathaway e o sobriamente bem humorado e chapado James Franco (não dá pra esquecer sua atuação em Pineapple Express)!
Anne trocava de roupa e mudava penteado praticamente a cada bloco. Sempre muito elegante, sorridente e cativante. James Franco, só de olhar pra cara dele me faz rir! Ele parece ser aquele tipo de pessoa que está sempre de bom humor, tudo na paz e não esquenta com nada, estava muito natural e pareceu bem espontâneo na apresentação. Uma bela dupla.

Mas esse ano, o Palco foi o maior destaque da noite! muito bonito, com aqueles arcos e cores de fundo, a porta de entrada e saída das estrelas, uma arquitetura espetacular.
Sem aquelas apresentações musicais maçantes dos últimos anos, a produção realizou uma cerimônia impecável.
Sobrou mais tempo para as edições - e que trabalho de edição! todos os VTs apresentados foram excelentes, as vinhetas e mini-humorísticos dignas de um Oscar mesmo.
A montagem na apresentação mesmo, com a dupla Franco e Hathaway inserida nos filmes foi fantástica, usando os efeitos de Inception, a "nerdisse" de Social Network, até uma justificada viagem no tempo no clássico Delorean de Back to the Future para acompanhar o Discurso do Rei. Muito legal.

O único ponto baixo, mas justificável também, foram alguns longos discursos de agradecimento. Mas nada demais, afinal, o felizardo quer ali expressar todo seu contentamento pela conquista.


E os vencedores da grande noite foram:

Melhor filme: The King's Speech. Minha torcida era para Inception, mas obviamente, um filme muito específico para levar o Oscar. Parece que foi muito justo The King's Speech ter levado, por todo conjunto da obra que apresentou.

Melhor Direção: O praticamente estreante em cinema, Tom Hooper, de King's Speech. Os outros trabalhos dele foram todos na TV até então, a exceção de The Damned United, de 2009, sua estreia nas telonas.

Melhor Ator: Sem sombra de dúvidas, Colin Firth, de The King's Speech.

Melhor Atriz: A queridinha da vez, excelente atriz por outros trabalhos já realizados, Natalie Portman, numa atuação esquizofrênica em Black Swan.

Melhor Ator Coadjuvante: FINALMENTE, justiça feita e reconhecimento pelo excelente Christian Bale! Em The Fighter, o cara se transformou mais uma vez, incorporando na pele seu personagem, assim como fez em outros trabalhos, como The Machinist, e Rescue Dawn. Quero ver esse cara no topo ainda!

Melhor atriz coadjuvante: Melissa Leo, também de The Fighter, desbancando Amy Adams, do mesmo filme, Helena Bonham Carter (The King's Speech) e a novata de 15 anos, Haillee Steinfeld, de True Grit.

Melhor Roteiro: Fechando os 4 prêmios vencidos, The King's Speech, com sua fórmula para arrematar Oscars. Mérito de David Seidler.

Melhor Roteiro adaptado: The Social Network.
Melhor Filme de Animação: sem surpresas, esse era certo, até mesmo porque o filme também foi indicado a Melhor Filme. Toy Story 3. Impressionante como conseguiram fazer brinquedos transmitirem suas emoções e sofrimentos, te fazendo sorrir e chorar junto.
Melhor Filme Estrangeiro: O Dinamarquês, In a Better World.
Melhor Fotografia: Inception, com suas belas imagens que desafiam a mente, não tinha como dar esse prêmio pra outro filme.
Melhor Edição: Questionável, The Social Network.
Melhor Direção de Arte: Alice in Wonderland, surpreendeu levando ainda o prêmio de:
Melhor Figurino: Alice in Wonderland.
Melhor Maquiagem: Inquestionavelmente, The Wolfman consegue fazer um ator de carne e osso se transformar em um lobisomem, uma criatura mítica, escancaradamente, sem efeitos de sobra e artimanhas para não parecer fake.
Melhor Trilha: Mais uma vez, questionavelmente, The Social Network, com Trent Reznor e Atticus Ross.
Melhor Canção: O veterano Randy Newman, por Toy Story 3.
Melhor Som e Melhor Edição de Som: Os dois prêmios que praticamente caminham juntos e difícil de compreender, para Inception.
Melhor Efeitos Visuais: totalizando 4 Oscars e igualando ao grande vencedor da noite, Inception. Realmente, os efeitos desse filme são de cair o queixo.
Melhor Documentário: Inside Job, uma crítica à crise econômica nos Estados Unidos, parece bem interessante, desbancou o brasileiro Lixo Extraordinário.
Melhor Curta Documentário: Strangers No More.
Melhor Curta de Animação: The Lost Thing.
Melhor Curta: God of Love.


A lista na íntegra, com todos os indicados pode ser conferida AQUI

Gostei muito do reconhecimento a Inception, como comentei, a minha aposta para surpresa da noite, mas como é difícil haverem surpresas numa cerimônia tão bem estruturada como essa, foi bom não ter nenhum papão da noite, que parece que agradou a (quase) todos gregos e troianos.

Que venham os candidatos a 2012! Bons filmes nos esperam!

Um comentário:

Jack Patton disse...

Me reservei a espera ver 90% dos filmes indicados ao Oscar para comentar aqui.

Sinceramente, essa foi uma GRANDE oportunidade de entregar o prêmio de Melhor Filme ao Toy Story 3!! Não sei se um dia alguma animação terá essa chance.

Não só pelos adversários, que são medianos ou páreos, mas também pela qualidade excepcional da animação por seu conjunto completo da obra.

Christian Bale é um monstro e enfim, após vários anos de carreira, parece que resolveram assistir um filme dele. Desde American Psycho o cara já podia até ter sido indicado.

Colin Firth é outro que mereceu d+! Desde "Trauma" eu gosto do trabalho dele.

Natalie Portman e Melissa Leo foram fora de série! No quesito atores o Oscar lavou a alma!!

Bom, para o meu gosto Inception levaria tudo. Inclusive não incluir o C.Nolan na parada foi sacanagem hein!! O filme dos Nerds do Facebook é bom mas nem tanto, os três dramas clássicos King's Speech, Black Swan e The Fighter são excelentes! Mas não melhores que Toy Story 3 e Inception para mim.

Winter's Bone é o cocô do cavalo do bandido, como diria minha saudosa mãe! Nossa, worst movie EVER!

Em tempo... viva o MH! Que venha mais um ano de trocação de idéias sobre movies!!
Abz!!