sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Movie Hint - The Fighter (2010)

Nada como começar o ano com o pé direito! Não só para nós que assistimos The Fighter como para o fenomenal Christian Bale (The Dark Knight, The Machinist), que neste filme lavou a alma dos fãs, e que assim como eu vibram com suas impecáveis performances. Além de ser extremamente versátil e modificar seu corpo para atender a necessidade de criação de seus personagens. Desta vez, Bale dá literalmente a cara a tapa e enfim, o maior injustiçado do cinema mundial recebeu uma indicação ao Golden Globe (Globo de Ouro). E quem sabe, não o veremos no Oscar 2011?

O filme relata a história de Micky Ward (vivido por Mark Wahlberg - The Other Guys, The Departed), tremendo lutador de boxe, que levava uma vida humilde e recebia o apoio incondicional de sua família para alavancar sua carreira. O problema é que seu maior incentivador, treinador e irmão, Dicky Eklund (Christian Bale), era um ex-pugilista, localmente idolatrado, porém entregue ao crack. Micky e Dicky travam então uma série de desilusões, brigas e um drama familiar que se estende ao longo do filme.

Digamos que 80% neste longa se trata de família, e não de boxe. Como o próprio Christian Bale já disse em entrevista: "Este é um filme sobre amizade, família e superação". E não está errado, pois o boxe neste filme é utilizado como um suporte para o desenrolar do drama familiar. E falando em drama e boxe, não poderia deixar de mencionar Million Dollar Baby (Menina de Ouro), que inevitavelmente lembra MUITO este filme.

O elenco está todo de parabéns! Desde Bale e Wahlberg, passando por Amy Adams (Julie & Julia), que faz a namorada de Micky Ward, e Melissa Leo que apesar de ser pouco conhecida, desempenhou com desenvoltura a mãe dos irmãos. Muito bom!

O filme ainda não chegou ao Brasil, mas assim que chegar... NÃO DEIXEM DE VER !! A aula de dramaturgia está garantida.



2 comentários:

James disse...

Esse cara é fera mesmo..
Ao lado de R. Downey Jr. são dois monstros da atualidade!

Quero ver!!!

James disse...

É, grande!
Reler esse post depois do Oscar, dá uma satisfação enorme de acompanhar a carreira do Christian Bale.
Roubou completamente a cena, não desmerecendo Mark Wahlberg, mas o cara se supera a cada novo papel. Esse foi o primeiro papel com uma veia cômica dele, porque seu personagem, ídolo local, é bem extrovertido, brinca com todos na rua, etc.
O lutador aqui da história, é ele e a união dessa família desestabilizada é o tema principal do filme, como você disse: 80% sobre família, o boxe é um artifício aqui.
Muito bom trabalho do elenco todo, Melissa Leo e Amy Adams, as duas dortes concorrentes ao Oscar por atriz coadjuvante. Melhor para Melissa Leo, que faz uma mãe meio louca, barraqueira, daquelas que defendem o filho a qualquer preço, mas que não enxerga o mundo a sua volta. Excelente, excelente!