quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Movie Hint - Black Swan (2010)

Típico filme que rompe barreiras! Tive curiosidade de ver este filme tão bem falado, mas confesso que torci o nariz quando descobri que se tratava de um drama sobre uma bailarina. Particularmente não curto ballet, mas podem confiar, Black Swan é sobre obsessão compulsiva, esquizofrenia e alucinações. Para quem vibra com esse gênero como eu, é um prato cheio!

Não é a toa que o filme já rendeu diversos prêmios, e Natalie Portman (Star Wars) vem sendo paparicada pelo mundo. Não só por estar grávida como pelo seu desempenho IMPRESSIONANTE neste filme. Ela interpreta Nina, uma bailarina que lida com alucinações esquizofrênicas em sua vida. Sua obsessão pelo trabalho a destrói e alimenta seu sofrimento, pois a busca pela performance perfeita a faz passar por cima de seus medos e arriscar sua vida.

Darren Aronofsky (Pi, Requiem For A Dream, The Fountain) enfim provou que é um exímio diretor e valeu demais sua indicação ao Oscar 2011! Um verdadeiro expert em filmes que nos faz ver e rever, pois capricha nos detalhes. Lida com perfeição quando o assunto é loucura, alucinação, neurose, esquizofrenia, etc. Confiram estes 3 outros filmes citados acima.



O longa é de uma simplicidade total, baixo custo, porém com performances excepcionais, como a de Natalie Portman, do ótimo ator francês Vincent Cassel (Irreversible) e da estreante Mila Kunis.

Neste Oscar 2011, Black Swan concorre a Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Direção, Cinematografia e Edição.

Esta dica vai para todos que curtem cinema clássico, é pura dramaturgia e com uma direção impecável !


2 comentários:

Anônimo disse...

Jack, mesmo sem ter visto ou ouvido algum comentário sobre o filme ainda, já me interessou! Parabéns! Ou vc é exímio crítico ou grande vendedor!
Quero assistir pois me despertou interesse!

James disse...

Natalie Portman é uma das minhas atrizes preferidas, gosto muito dos filmes dela.
V for Vendetta foi um dos que ela já se destacava como promessa.

O filmé é excelente, paranoia total, é uma história que fala de sonhos, busca pela perfeição, exagero...
Discordo que você tenha taxado como um filme de baixo custo, pois as alucinações da menina usam de diversos efeitos especiais que não devem ter saido barato não...
A maquiagem e figurino também estão nota 10.
Destaque para o uso de câmeras subjetivas, com movimento frenético acompanhando a evolução do ballet da menina.
A cena transformação também, é IMPRESSIONANTE!!! Um espetáculo e de certa forma, uma aula para os leigos no ballet.
Torço por ela no Oscar.
Valeu pelo ótimo post!