quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Movie Hint - Invictus (2010)


Em época de maratona para assistir aos indicados ao Oscar 2010, eis aqui um bom filme que vi há uns dias atrás: Invictus, com Morgan Freeman e Matt Damon. Não é dos mais geniais filmes de Clint Eastwood, mas é bom.

Particularmente curto ambos os atores, principalmente o Freeman, mas confesso que fui ao cinema com um pé atrás. E claro, com algumas expectativas... No fim, saí satisfeito e certo de que o Mandela poderá render uma estatueta ao grande coroa.

Prós:
A atuação de Morgan Freeman não foi o supra sumo, mas foi sensacional sim! Foi interessante ver o poder de simplicidade dele (Mandela), querendo a todo o tempo dar um basta na questão racial.

Contras:
Minha expectativa era de um filme que contasse a história de vida do Nelson Mandela, desde pequeno. Contando todo o sofrimento que passou ao longo dos anos. Mas não, o filme parte do período em que ele sai da prisão. Não curti essa idéia, já que é um personagem que tem uma história fantástica de luta na vida inteira e poderia render um drama bem mais avassalador. Bem... talvez então eu tenha ido com uma expectativa errada.

O filme exibe então um mandela que utiliza da maior paixão sulafricana, o Rugby, (esporte adorado pelos brancos do país) para aproximar as raças rumo ao crescimento sócio-econômico da nação.

Outra questão foi o quase exagerado foco no Rugby, me fazendo em alguns momentos pensar: "Putz! O Mandela coça o saco todos os dias? Esse cara não trabalha? Só pensa em Rugby!" heheh...



No geral, ok! Bom filme e recomendado. Com direito a uma bela atuação do Morgan Freeman (e nada demais do Matt Damon), com sotaque de inglês sulafricano e uma "modesta" dentadura a lá Mandela!!

2 comentários:

James disse...

Eu ainda não vi o filme, mas Filme sobre a vida do Mandela, tem às pencas! Legal saber que o Clint Eastwood não focou nesse lado cliche. Mas interessante sua observação sobre o cara não fazer mais nada a não ser pensar em Rugby...
Seria como nosso Lula torcendo pelo Corínthians?

Jack Patton disse...

Eita, nem sabia... mas com direção do Clint Eastwood seria bom se fosse "cliché" (apesar de que nem acho cliché).

Imagina ele (Eastwood), dando à vida dele a emoção que nos passou em Million Dollar Baby?!?

Seria sim: épico!