segunda-feira, 11 de abril de 2011

Kid's Hint Especial - Rio (2011)

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L !!
Acredito que o termo ideal para definir Rio é BEM DOSADO. Um filme que tem uma série de aspectos fantásticos e o melhor, sem exageros. É fantástico por ser tão cheio de cores, uma qualidade gráfica impressionante, muito bom humor, bastante infantil mas que também passa boas mensagens ao público adulto.

É um filme que retrata com perfeição gráfica para os padrões de um desenho animado alguns de nossos cartões postais mais famosos, como: a Praça da Apoteose, a praia de Copacabana, o calçadão de Ipanema, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e muitos outros... além das favelas e de nossa fauna e flora.


A trilha sonora é repleta de músicas brasileiras. Muito samba, bossa nova, e outros, mas também com espaço para o rap/hip hop americano. Por sinal, muito bem adequado a cada cena!

Nosso brasileiro Carlos Saldanha é motivo de orgulho para o nosso país lá fora! Sem dúvida, um cara que nasceu para o cinema e as animações. Depois do sucesso mundial com os três filmes da saga Ice Age, o diretor vestiu a camisa brasileira e com muito bom gosto fez um filme que estampa o Brasil de forma brilhante lá fora.

O filme aborda um assunto sério como o tráfico de animais, mas sem soar forçado. Mostra um Rio de Janeiro lindo mas sem ser hipócrita de esconder seus problemas. Problemas estes que são mostrados de forma suave para que não fique pesado para os nossos pequenos.


O foco do filme fica por conta da ave Blu, interpretado por Jesse Eisenberg (The Social Network). Uma arara azul em extinção, que ainda pequena é capturada para ser vendida no mercado negro de animais e vai parar em Minnesotta, nos Estados Unidos. Lá, sua vida é salva por uma americana, que o cria por 15 anos. Porém um biólogo brasileiro os encontra e pede que Blu vá ao Rio de Janeiro para acasalar com uma rara fêmea e salve a espécie.

A questão é que traficantes de animais os capturam e dá-se aí a saga de Blu e Jade (araras) que lutam pela liberdade e por reencontrar seus donos! Porém Blu sofre um bocado por não saber voar, além de ser atormentado por uma ave grotesca e má que trabalha para o mundo do crime. A aventura é contagiante, emocionante e hilária! É de muito bom gosto o teor das brincadeiras, as piadas e até mesmo as brigas!!


Outro fator importante do filme é a IMPRESSIONANTE riqueza de detalhes!! O filme é recheado de pequenas sacadas, deixas que colocam até o mais sério dos adultos a sorrir. Quanto aos detalhes gráficos, é de chocar! E o melhor, assistam em 3D! Fundamental para conferir o excepecional trabalho de profundidade dos objetos. Como comentei acima: TUDO É MUITO BEM DOSADO!!

A escolha dos atores também foi um ponto forte! Além de Eisenberg fazendo a arara protagonista Blu, Anne Hatthaway (The Devil Wears Prada) faz a arara azul fêmea, que ao contrário do domesticado Blu, é bastante selvagem e contrasta demais com seu parceiro, arrancando gargalhadas do público!!



Rodrigo Santoro (300, Carandirú) interpreta o biólogo Túlio que convence a americana a vir ao Brasil. Como sempre, afinadíssimo na língua inglesa. E para finalizar, a dupla sarcástica do filme, o pinto Nico, por Jamie Foxx (Collateral, Ray) e o pombo Pedro, na voz de Will.I.Am, vocalista do Black Eyed Peas. Essa dupla é muuuuito cômica!!

Definitivamente esse é para ter em casa! Que venha o BluRay!!


2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, adorei a resenha e o filme!!!!rs Nem dormi no cinema! hehehe

James disse...

EXCELENTE é pouco!
Sensacional, como você já iniciou o post!
Rio veio pra consagrar de vez o diretor Carlos Saldanha e está bombando nas bilheterias mundo afora!
Assisti dublado, com meu filho, ele curtiu demais! as vozes em português estão legais, porém, pecaram numa coisa: optaram pela dublagem de qualidade mais técnica do que realista. Explico: o filme é passado no RIO DE JANEIRO. Senti falta do nosso bom e velho sotaque CARIOCA!! o "carioquês" que tem ali é meio forçado e os dubladores profissionais utilizam um sotaque técnico, para ter as palavras "limpas", sem o toque especial do bom e velho S e R arrastados!!
No resto, a imagem, é fantástica, cenários perfeitos, a história muito boa, sem seer apelativa em momento algum.
Será que Rio estará a altura para brigar com as próximas animações que virão da Pixar?
Porque aí tem cheiro de Oscar!
Mas enfim, apesar de dirigido por um brasileiro, Rio é uma produção norte americana. Não importa. Viva a Cidade Maravilhosa!