quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Movie Hint - Perfume: The Story Of A Murderer (2006)

Se você está disposto a assistir a um filme diferente, Perfume: The Story Of A Murderer é ideal! Dos diretores do clássico alemão Run Lola Run, ele envolve uma série de idéias incomuns a filmes do gênero. Imaginem um garoto apaixonado, que tem um talento sobrenatural com o olfato e cria perfumes. Porém sua sina e obsessão é criar um perfume com o cheiro do amor.

Parece insano e sujeito a soar trash num filme, não é? É, PARECE! Só que em meio a tanta delicadeza, o filme aborda o lado sombrio da obsessão por um ideal, e por um amor. O rapaz cresce e leva sua vontade às últimas conseqüencias, tornando-se procurado vivo ou morto, como uma assassino em série, devido a inúmeras mortes de mulheres da região.

Curiosamente, o papel principal é de um ator desconhecido, Ben Whishaw (The International), que sinceramente me impressionou pela desenvoltura e entrega ao personagem. Típico caso que parece que nasceu mesmo para interpretá-lo. A bela Rachel Hurd-Wood (An American Haunting) faz a paixão do protagonista, e Alan Rickman (Harry Potter) e Dustin Hoffman (Finding Neverland) mesmo com papeis menores estão excelentes.

Outro fator importante no filme é a trilha sonora. Muito bem elaborada, ela te envolve em cada cena. Segue um estilão bem épico.



O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome e até 2006, era (ou ainda é) o filme mais caro já produzido pela Alemanha. Outro fato interessante: este livro serviu de inspiração para Kurt Cobain (vocalista do Nirvana) durante a composição da música "Scentless Apprentice". Cobain comentou ter se identificado com a alienação de Jean-Baptiste Grnouille, o personagem principal.

A mistura de romantismo com a série de atrocidades dá ao filme um ar poético, por incrível que possa parecer. Esse vale muito a pena ver!

2 comentários:

James disse...

Po, esse filme foi 10, eu assisti já faz um tempinho, gostei muito.
O cara é bizarro, com um olfato desses, qualquer um ia ficar maluco.
Porra, faltou falar de Alan Rickman (Harry Potter) e Dustin Hoffman (Rain Man), com performances muito boas.
Filmão.

Jack Patton disse...

Qnd lançou em 2006 um amigo meu assistiu no Festival de Cinema do Rio e me indicou. Fui logo ver e gostei d+! Daí anteontem passou na TV, heheh... qnd vi os créditos iniciais, não resisti... tive que ver denovo.

Nunca entendi pq esse rapaz do papel principal não teve tanto êxito como merecia... Trabalho impecável nesse filme!

Abs!