domingo, 5 de setembro de 2010

Movie Hint - The Expendables (2010)

Depois de tanta espera, enfim chegou o grande momento! The Expendables é um dos filmes mais aguardados do ano. Talvez pela quantidade de astros de filmes de ação dos anos 80, 90 e 2000.

E para a minha surpresa, o filme, que em boa parte foi filmado do Brasil, é muito bem produzido! Exceto por algumas poucas cenas que utilizam fogo computadorizado. Particularmente me soou meio falso. Mas no geral, MUITO bom. As cenas de ação são realmente de empolgar qualquer um que tenha sido fã dos filmes do Stallone e Schwarzenegger nos anos 80.

É possível fazer uma analogia deste filme com Rambo IV, o de 2008. Pois tem os mesmos pontos positivos e negativos. A ação é incrível, com produção suprema, mas deixa a desejar na trama. Ambos os filmes tem uma trama que pouco te prende e surpreende. Acredito que Stallone poderia se juntar a um bom roteirista e começar a fazer filmes impressionantes, aproveitando sua qualidade de produção.

O elenco é formado por Sylvester Stallone (Rocky, Rambo), que é o líder de um grupo de mercenários contratados pela CIA para "queimar arquivos" na América do Sul. No desenrolar da missão, o sentimento humano acaba por interferir nas ações dos mercenários. Algo impensável. Com ele, Jason Statham (Crank, Transporter) é seu braço direito e por sinal teve seu talento e carisma reconhecido, pois seu papel é quase tão importante quanto o protagonista. Jet Li (The One) segue sua linha de lutas no estilo japa, mas tem poucas falas e não é tão participativo assim.


Os outros agregados são: Mickey Rourke (The Wrestler, Iron Man 2) que pouco aparece, mas sempre caricato e bacana. Participações especiais de Bruce Willis (Die Hard, Sixth Sense) e Arnold Schwarzenegger (Terminator, Conan) que gravaram uma única cena, bem humorada, pequena, mas legal de se ver. Foi a primeira vez em que Stallone e Schwarzenegger contracenaram na carreira!!

Os lutadores de Vale-Tudo (MMA) Randy Couture e os irmãos brasileiros Minotauro e Minotouro fazem parte da trama. Com direito a uma "bahiana" dada por Couture numa das lutas! Dolph Lundgren (He-Man, Rocky V) é uma mistura de mercenário-vilão. E melhorou bastante como ator, em virtude do que era. Eric Roberts (The Steam Experiment) é o vilão mór do filme, e como sempre muito bem.

Para finalizar, Gisele Itié, sim... a atriz Global, que muitos pensam ser brasileira mas na verdade é mexicana, surpreendentemente faz um dos principais papeis! Envolvida diretamente com a história, tanto do lado dos mocinhos e dos bandidos. Uma pena que seu talento como atriz é bem discutível... e sua pronúncia em inglês é lamentável. Meio robótica e parece estar gaguejando. Estranho.



Um fato curioso foi ver Jean-Claude Van Damme de fora! Mas saibam que Stallone o convidou. Porém o astro do Boxe Thailandês recusou após ver que apanharia de Jet Li numa das cenas. Não quis vincular sua imagem de bom rapaz a um vilão e ainda por cima apanhar. Outro chamado foi Steven Seagal, mas foi vetado por estar enorme de gordo.

Quem gostar do filme ficará satisfeito em saber que Stallone já faturou mais de 40 milhões de dólares somente nos Estados Unidos. E com isso, já planeja dar seqüencia a saga. A idéia é ter Bruce Willis como principal vilão dos Mercenários!!

2 comentários:

Dan² disse...

Poesia pura esse filme...

quase chorei!

Jack Patton disse...

HIUAHIAUHIUAHA "pura poesia"!!