También la Lluvia (Even the Rain, no título em inglês), traz como ator mais conhecido por aqui, Gael García Bernal (El Crimen Del Padre Amaro, Amores Perros).
Conta a história de uma equipe de filmagens que está em Cochabamba, na Bolívia, para fazer um filme sobre a história da chegada de Cristóvão Colombo e a dominação e exploração dos indígenas.
Gosto muito de filmes dentro de filmes, e aqui, é uma satisfação ver atores desconhecidos dando uma verdadeira aula de interpretação, afinal, os que têm o papel de atores, têm um papel duplo!
Voltando à história, a equipe se reúne para selecionar figurantes locais para o papel dos indígenas, num lugar pobre, em meio a um período de protestos civis pela disputa do fornecimento de água na região. Para o papel do índio que liderou a resistência contra os espanhóis, é escolhido um rapaz que se destaca na sua comunidade justamente por ser um dos manifestantes na luta contra a privatização.
Desta forma, ficção e realidade correm em paralelo, num retrato do novo e do velho de problemas recorrentes separados por mais de 500 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário