sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Movie Hint - Moneyball (2011)

Muito bom!! Na medida!!

Creio que muitos julgarão o filme por sua aparência clichê antes de assistí-lo. Pelo poster, você imagina um típico filme americano sobre redenção esportiva, daqueles bem banais com tudo o que tem direito. Mas não! Trata-se de uma obra de arte, muito bem dirigido e com excelentes atuações.

Moneyball é filme é baseado no livro "Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game", que por sua vez é baseado na história verdadeira de Billy Beane, gerente geral do time de basebol do Oakland Athletics. O longa foca nas tentativas de Beane de criar um time competitivo para a temporada de 2002 de Oakland, apesar da situação financeira desfavorável da equipe, usando uma sofisticada análise estatistica dos jogadores.

Durante uma visita ao Cleveland Indians, Beane conhece Peter Brand, um jovem recém formado de Yale em economia que possui ideias radicais de como avaliar cada jogador, utilizando somente a matemática, contrariando o conservador meio de "cartolas" do Baseball que enxergam o jogo apenas pelo lado econômico.

No papel principal temos Brad Pitt (Benjamin Button, Tree Of Life), como Billy Beane. Mais uma vez, me fez chegar a conclusão de que já está na hora de Pitt receber um Oscar de melhor ator. Por este papel, ele está indicado ao Oscar, mas seria muito improvável sua merecida consagração, já que o revolucionário filme mudo The Artist promete levar todos os prêmios que concorrer.

 

Outro indicado é Jonah Hill (Funny People, Cyrus), que faz o economista recém-formado e auxiliar administrativo de Beane (Pitt). É impressionante como atores de comédia se saem muito bem em papeis mais sérios! Hill merece a indicação, ótimo trabalho, para minha grata surpresa!

Philip Seymour Hoffman (Capote, Doubt) tem um papel mais discreto, e nele, prova que continua um ator de ponta! Mesmo com pouquíssimo espaço no filme, como o técnico dos Oakland A's.

Conclusão: Moneyball é um filme para ser admirado por sua essência! O foco dele não é no jogo em si, mas no desafio administrativo e o sentimento de querer provar para si que é capaz!

Um comentário:

James disse...

Muito bom! Não tem como não admirar a tentativa impressionante de "se virar com o que tem" e a virada de jogo do manager...
Esse daí poderia sorrir e adotar o slogan do brasileiro, "que não desiste nunca"!
Com 6 indicações ao Oscar, vamos ver quantos ele leva...
Como não assisti aos outros indicados ainda, não posso comparar, mas gostei muito da história, como roteiro adaptado, muito 10.
Atuações excelentes também.