domingo, 26 de fevereiro de 2012

Movie Hint - Midnight in Paris (2011)

Paris, realmente, é atemporal. E o diretor Woody Allen transmite esta sensação com maestria em Midnight in Paris.
Recheado de estrelas tanto no plano físico (leia-se atores) como ilustres personagens da história que permearam Paris na chamada era de ouro, nos anos 20. Já explico.
Owen Wilson (Cars, Little Fockers) é Gil Pender, um escritor americano em viagem com sua noiva e os pais dela à Paris.
Ele está finalizando um livro, e aproveita a viagem para tentar buscar inspiração. Profundo admirador do passado romântico da bela cidade, apaixonado por sua riqueza histórica e cultural, tenta em vão fazer sua noiva apreciar as coisas como ele. Inez, interpretada por Rachel McAdams (Sherlock Holmes) já vê as coisas de outro modo, e diverge do noivo, no conceito de "vida perfeita". Ao encontrarem-se com um casal de amigos dela, eles saem juntos, mas Gil se vê isolado em meio a um papo superficial, pseudo intelectual.
Cansado, depois de um chatíssimo jantar, ele decide ir para o hotel, enquanto a noiva sai com o casal ainda para curtir a noite parisiense.
Gil, perambulando sozinho pelas ruas, acaba se perdendo, e ao bater da meia-noite no relógio, um antigo carro o aborda, com um grupo animado dentro, chamando-o para juntar-se a eles.
Sentindo-se mais animado com os novos companheiros, é quando ele se dá conta que alguma coisa está diferente. E logo se descobre em meio aos grandes artistas e pensadores da era que tanto ama: lá está a seu redor, Ernest Hemingway, Scott e Zelda Fitzgerald, Gertrude Stein, Pablo Picasso, Salvador Dali, T. S. Elliot, entre outros grandes nomes que entraram para a história. Como numa "viagem no tempo", sempre à meia-noita, Gil se encontra com seus ilustres amigos e interage com eles.
Aí está o ponto chave do filme: se é real, ou imaginário, pouco importa.
Woody Allen foi extremamente sutil em retratar pensamentos e ideais de vida cotidiana (tema sempre presente em seus filmes) desta forma. E faz uma ode a Paris, de deixar o expectador com água na boca para visitar e conhecer a cidade. E vale observar que o local é um personagem a parte!
O elenco, como comentado, é recheado de estrelas: Marion Cottilard, Kathy Bates, Adrien Brody, e até uma ponta de Carla Bruni e Léa Seydoux.
Um filme pra se deliciar com uma história leve, recheado de referências culturais, acessível a qualquer um, mesmo com pouco conhecimento de tantas figuras históricas e obras memoráveis.





Um comentário:

Jack Patton disse...

Uma viagem legal !
No geral curti, apesar de ser um filme de passada mais lenta. Mas curti justamente pela ousadia em "viajar" no impossível sem ter que explicar! Dá asas à imaginação.
: )