sábado, 5 de fevereiro de 2011

Movie Hint - Sanctum (2011)

Claustrofóbico é a palavra que melhor traduz esse filme australiano - um teste de James Cameron, o produtor executivo, que se utilizou de câmeras 3D submersas. Para que esse teste? Para preparar Avatar 2.
Mas enfim, vamos falar de Santcum. Curto e grosso: Se você curte belas imagens, em um ambiente desconhecido, vá assistir em 3D, enquanto está no cinema. O espetáculo visual, os efeitos proporcionados pelo 3D nesse filme são IMPRESSIONANTES.
A história é até simplesinha: um grupo de exploradores, preparando um documentário para a National Geografic, vai até uma caverna gigantesca, com partes nunca antes exploradas pelo homem.
As atuações são fracas, atores pouco conhecidos, como Richard Roxburgh (Moulin Rouge, Van Helsing), Ioan Gruffudd (Fantastic Four), e deixam um pouco a desejar. Muitos comentários clichês e cenas um tanto previsíveis.
Aqui, o que vale mesmo é a beleza do local e o impacto dos planos abertos, te dando a melhor noção de profundidade possível, fazendo parecer que você realmente está ali.
Cada fenda pela qual o grupo passa também transmite toda agonia de estar em um lugar inóspito, e pior, debaixo d'água.
Sim, na trama, o grupo explorador mergulha nesta caverna e acaba perdendo a comunicação com o mundo exterior, devido a fortes chuvas e um ciclone que passa na região. Presos e com água subindo a cada minuto, eles não tem outra saida, senão mergulhar em busca da saida do local.

Sanctum não é nenhum filmaço. Não fosse 3D, seria um ótimo Tela Quente, mas a nova tecnologia proporciona um belo espetáculo visual - não há efeitos digitais - uma bela prévia do que James Cameron está preparando para a sequência de seu Avatar.




segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Movie UnHint - Stone (2010)

Relutei em aceitar que este filme, com três bons atores é tão ruim. Nem a ótima atuação dos três salva este longa! Nada é motivante, nada te prende a atenção, nada te faz pensar que pelo menos o final irá surpreender. O final então? Terrível.

Stone é o personagem de Edward Norton (American History X), que é um presidiário em fase final de cumprimento de sua pena. Neste fim de pena, ele é avaliado pelo psicólogo de cadeia, vivido por Robert De Niro (The Godfather II), para entender se o mesmo já possui condições psicológicas de voltar a sociedade. O chamariz da trama, se é que existe um, é a esposa do preso que seduz o psicólogo para garantir a liberdade de seu marido, vivida por Milla Jovovich (Resident Evil).

Bom, o filme é uma "lenga-lenga" danada... não aconselho nem os mais corajosos a perder seu precioso tempo! Nem se compara ao ótimo The Score, também com De Niro e Norton.



quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Movie Hint - Black Swan (2010)

Típico filme que rompe barreiras! Tive curiosidade de ver este filme tão bem falado, mas confesso que torci o nariz quando descobri que se tratava de um drama sobre uma bailarina. Particularmente não curto ballet, mas podem confiar, Black Swan é sobre obsessão compulsiva, esquizofrenia e alucinações. Para quem vibra com esse gênero como eu, é um prato cheio!

Não é a toa que o filme já rendeu diversos prêmios, e Natalie Portman (Star Wars) vem sendo paparicada pelo mundo. Não só por estar grávida como pelo seu desempenho IMPRESSIONANTE neste filme. Ela interpreta Nina, uma bailarina que lida com alucinações esquizofrênicas em sua vida. Sua obsessão pelo trabalho a destrói e alimenta seu sofrimento, pois a busca pela performance perfeita a faz passar por cima de seus medos e arriscar sua vida.

Darren Aronofsky (Pi, Requiem For A Dream, The Fountain) enfim provou que é um exímio diretor e valeu demais sua indicação ao Oscar 2011! Um verdadeiro expert em filmes que nos faz ver e rever, pois capricha nos detalhes. Lida com perfeição quando o assunto é loucura, alucinação, neurose, esquizofrenia, etc. Confiram estes 3 outros filmes citados acima.



O longa é de uma simplicidade total, baixo custo, porém com performances excepcionais, como a de Natalie Portman, do ótimo ator francês Vincent Cassel (Irreversible) e da estreante Mila Kunis.

Neste Oscar 2011, Black Swan concorre a Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Direção, Cinematografia e Edição.

Esta dica vai para todos que curtem cinema clássico, é pura dramaturgia e com uma direção impecável !


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Movie Hint - The Tourist (2010)

Será que uma mega produção, com dois dos artistas mais famosos, bonitos e bem pagos da atualidade rende um bom filme, ou não agrega nada por levar tanta pompa?
No caso de The Tourist, Angelina Jolie (Salt), e Johnny Depp (Pirates of the Caribbean), além dos dois serem um show a parte, fazem uma ótima dupla, com excelente sintonia, num filme com uma história altamente envolvente, cheio de ação, leve humor e mistério.
Angelina, uma inglesa linda e elegante, é a clase em pessoa; Depp, um professor despojado e tranquilo, é o típico americano boa praça, sem muita finesse.
Ela é vigiada pela polícia, que está atrás do homem que se comunica com ela através de cartas.

Em uma delas, seu misterioso homem a orienta a despistar os investigadores procurando algum tipo parecido com ele, para fazê-los crer que é o próprio. É aí que entra em cena Johnny Depp. Sem saber o que se passa ele acaba envolvido na história e a história segue, muito envolvente, com cenas de perseguição com cenários incríveis e com todo o charme que a bela Veneza pode proporcionar.

O filme conta ainda com a participação de Paul Bettany (The DaVinci Code), como o detetive atrás do casal.
Destaque para a interpretação com sotaque inglês impecável de Jolie, e a aparência mais velha, com rosto mais arredondado de Depp. Os dois dão um show na telona!



sábado, 8 de janeiro de 2011

Movie Hint - Iron Man 2 (2010)

Eu li poucas histórias do Homem de Ferro para avaliar se o personagem do filme é fiel a personalidade do Tony Stark dos quadrinhos.

Em Iron Man 2, Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes, The Soloist) faz o Homem de Ferro extremamente autoconfiante, narcisista (como ele mesmo reconhece no filme) como um ricaço famoso e que não está nem aí para o que acontece a seu redor - justificável sob o ponto de vista do protagonista, já que ele agora sofre os efeitos colaterais de utilizar a armadura: um elemento químico que o está matando lentamente.

Mas seu drama pessoal e a recusa em aceitar ajuda tornam o herói muito egoísta e, metendo os pés pelas mãos, vemos o sujeito de armadura, chutando o balde, enchendo a cara e se dando mal.

Nada que não se resolva no mundo dos super herois, certo?

Nesta sequência, vemos um elenco de primeira: sua mulher-secretária Pepper (Gwyneth Paltrow - Shakespeare in Love, Shallow Hal), Don Cheadle (Ocean's Eleven), que faz seu amigo militar Coronel James Rhodes, Scarlett Johansson (Vicky Christina Barcelona), sua nova secretária, Participação especial de Samuel L. Jackson, como Nick Fury, e seu principal competidor no mercado bélico, Justin Hammer (Sam Rockwell, do excelente Moon).
O vilão da vez é interpretado por ninguém menos que Mickey Rourke (The Wrestler), no papel de Ivan Vanko, filho de um ex-funcionário das empresas Stark.

Sempre empolgante, com pitadas de humor e muita cena de ação, fazem Iron Man 2, um filme à altura do primeiro.



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Movie Hint - The Fighter (2010)

Nada como começar o ano com o pé direito! Não só para nós que assistimos The Fighter como para o fenomenal Christian Bale (The Dark Knight, The Machinist), que neste filme lavou a alma dos fãs, e que assim como eu vibram com suas impecáveis performances. Além de ser extremamente versátil e modificar seu corpo para atender a necessidade de criação de seus personagens. Desta vez, Bale dá literalmente a cara a tapa e enfim, o maior injustiçado do cinema mundial recebeu uma indicação ao Golden Globe (Globo de Ouro). E quem sabe, não o veremos no Oscar 2011?

O filme relata a história de Micky Ward (vivido por Mark Wahlberg - The Other Guys, The Departed), tremendo lutador de boxe, que levava uma vida humilde e recebia o apoio incondicional de sua família para alavancar sua carreira. O problema é que seu maior incentivador, treinador e irmão, Dicky Eklund (Christian Bale), era um ex-pugilista, localmente idolatrado, porém entregue ao crack. Micky e Dicky travam então uma série de desilusões, brigas e um drama familiar que se estende ao longo do filme.

Digamos que 80% neste longa se trata de família, e não de boxe. Como o próprio Christian Bale já disse em entrevista: "Este é um filme sobre amizade, família e superação". E não está errado, pois o boxe neste filme é utilizado como um suporte para o desenrolar do drama familiar. E falando em drama e boxe, não poderia deixar de mencionar Million Dollar Baby (Menina de Ouro), que inevitavelmente lembra MUITO este filme.

O elenco está todo de parabéns! Desde Bale e Wahlberg, passando por Amy Adams (Julie & Julia), que faz a namorada de Micky Ward, e Melissa Leo que apesar de ser pouco conhecida, desempenhou com desenvoltura a mãe dos irmãos. Muito bom!

O filme ainda não chegou ao Brasil, mas assim que chegar... NÃO DEIXEM DE VER !! A aula de dramaturgia está garantida.



sábado, 25 de dezembro de 2010

Movie Hint - The American (2010)

Um filme diferente, mais precisamente para quem curte os trabalhos dos irmãos Ethan e Joel Coen. Com aquele típico ar cult, de filme independente. The American é lento e talvez incomode aos menos, digamos... pacientes. Porém a naturalidade das cenas são interessantes e a direção do desconhecido holandês Anton Corbijn é simples porém eficiente.

George Clooney (Up In The Air, Syriana) vive um americano, profissional do mundo do crime. Traficante e especialista em criação de armas de alto calibre. Fugido da Suécia pela morte de 3 pessoas, Clooney vai a Itália para uma nova missão. Porém lá ele, que é desconfiado ao extremo, lida com o receio de ser descoberto pelos suecos e o medo de se apaixonar em meio a uma vida criminosa.

Aparentemente, o trailer indica mais um filme de ação de Mr.Clooney, mas não. Trata-se de um filme cult, bem in natura, com cenas bem presivíveis, exceto pelo bom final. É uma baixa produção, com diversos atores desconhecidos do leste europeu, mas que não deixam nada a desejar. Recomendado aos que curtem filmes de passada lenta.



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Movie Hint - Devil (2010)

Existe uma luz no fim do túnel para M.Night Shyamalan! O que é isso pessoal?!? Que filme sensacional !! Dessa vez Shyamalan está de parabéns, e curiosamente ele não é o diretor de Devil, e sim o escritor e produtor. Quem sabe o talento dele não seja para criar histórias e deixar a direção com outro?

Bom, o filme segue a mesma linha de suspense que o consagrou, voltando aos tempos de The Sixth Sense, com um suspense na linha mais espiritual e ousado! Quem tem dúvida sobre a existência do capeta, neste filme acaba convencido! heheh... Assim como para o lado bom da coisa. God exists!

A trama se passa toda dentro de um elevador! Isso mesmo! Mas claro, não significa que o filme foi filmado apenas no elevador. A trama acontece lá mas o lado externo é todo envolvido. Desde os zeladores, até as pessoas do prédio comercial, policiais, bombeiros, técnicos de manutenção, etc.

A história é narrada por um dos zeladores que acompanhou pela câmera de segurança os eventos paranormais que aconteceram dentro do elevador. Religioso, ele tenta convencer policiais de que o mal sobrenatural é o culpado pelos acontecimentos. Impotentes diante dos fatos, a busca pela solução do problema vai além das possibilidades humanas. Imaginem cinco pessoas presas num elevador e com coisas bizarras acontecendo ao ponto de levar a morte. O sentimento de desconfiança é inevitável! Tanto de quem está lá dentro como de quem está lá fora. E também de quem está assistindo!



A todo momento a SUA desconfiança para com o personagens também é colocada a prova! E isso dá ao filme uma dinâmica perfeita. Não tem como prever NADA, e muito menos o fantástico final. Dica: este não é um filme para ficar tentando descobrir quem é o assassino, não se trata disso. É um filme sobre tomar lições, aprender com os erros. É um filme muito mais cabeça do que se pode imaginar assistindo ao trailer.

Enfim, apesar de ser um filme de apenas 1h e 15min, ele possui tudo que um suspense precisa! Vale MUITO a pena conferir!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Movie Hint - The Social Network (2010)

Dirigido pelo incrível David Fincher (Se7en, Fight Club, Benjamin Button), The Social Network é uma obra-prima do mundo Nerd. Trata-se da história de mais um adolescente americano, gênio da informática, que da noite para o dia torna-se bilionário. O filme conta a história da criação de uma das maiores, se não a maior, rede social do planeta. O Facebook.

Para os leigos terem uma idéia da dimensão do feito do rapaz, imaginem a fama do Orkut no Brasil, e multipliquem por 207. Quero dizer, o Facebook conta com 500 milhões de usuários em 207 países ao redor do mundo. E de 2003 para cá, o que inicialmente foi um site apenas para ranquear as mais belas meninas da Universidade de Harvard no USA, tornou-se um verdadeiro vício de integração social a nível mundial. A brincadeira de fazer um site de adolescente fez de Mark Zuckerberg o mais jovem bilionário do planeta. O Facebook hoje está avaliado em 25 BILHÕES de dólares.

O filme é muito bem relatado, a começar pelo diálogo extremamente rápido. Prática muito comum em adolescentes Nerds (viciados em computação). Tanto isso quanto a relação em geral com a sociedade é muito bem colocada no filme. Ilustra perfeitamente aqueles seres tão idiotas e tão geniais.

Aliás, esta é a proposta principal do filme. Vai a fundo na mente dos adolescentes gênios que por serem constantemente desrespeitados na sociedade, por serem Nerds, utilizam dessa genialidade para chamar atenção e serem aceitos. Mais do que nunca no caso de Zuckerberg, criador e dono do Facebook. O rapaz passa por cima de tudo e todos para conseguir o que quer. Sem apego a amizade, respeito ao próximo, compaixão, etc. Passaria por cima dos próprios pais para conseguir seu objetivo.



O filme ainda traz uma surpresa para quem desconhece a história da empresa. Sean Parker, criador do Naspter, responsável pela divulgação em massa de mp3 e processado pela banda Metallica, aparece como associado a Zuckerberg e hoje detém 7% do Facebook. A interpretação ficou por conta do cantor Justin Timberlake (Alpha Dog, Black Snake Moan).

O roteiro é sensacional, a história é contada com passado e presente se alternando a todo momento. O passado mostra os tempos primórdios da criação do Facebook, até a supremacia, como mega empresa que é hoje. O presente é a briga judicial dos associados e investidores de Mark Zuckerberg, por direitos autorais. No fim, a cronologia se encontra.

Recomendado aos que curtem filmes como Wall Street, relacionado a negócios. Pode parecer um filme besta de adolescente, mas não... é business!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Movie Hint - Skyline (2010)

Foi-se o tempo em que era necessário ter um orçamento enorme para fazer um filme de ficção científica que empolgasse! Skyline é um divisor de opiniões, pois foi massacrado pela crítica desde sua estréia até hoje. Mas fãs do gênero, pouco antenados ao "politicamente e tecnicamente correto", sem dúvida vibram com um filme como este! Ao ver o trailer minha primeira impressão foi acertada, na mosca. Um filme sem uma história de fato, mas com ações que empolgam a todo o tempo.

A temática gira em torno do planeta Terra sendo invadido por seres de outros planetas. Suas naves emitem uma forte luz azul que hipnotiza os humanos com o intuito de abduzí-los. E em questão de 3 dias, Los Angeles no caso, se torna um cenário apocalíptico em meio a guerra entre humanos e alienígenas.

O lado dramático fica por conta de um grupo de amigos que ficam presos em um prédio e tentam a todo custo fugir, mas cercados por aliens lidam com o desespero e isolamento. E se não bastasse, uma grávida entre eles para tornar a coisa ainda mais tensa (e bem cliché).

Eric Balfour (Horsemen, Hell Ride) faz o papel principal, que lidera o grupo de sobreviventes e luta para proteger sua mulher grávida. Seu personagem é intrigante na trama, pois algumas questões acontecem apenas com ele. Inclusive, seu desfecho pode ser considerado muito bom e original, ou um completo trash! heheh... Eu sinceramente achei fenomenal!



O filme finaliza de uma forma ousada e impensada, o que é fantástico! Você passa o filme inteiro temendo por um péssimo final, justamente porque não consegue visualizar um, mas sente-se recompensado pela originalidade em seu desfecho. Desfecho esse que possibilita uma sequëncia.

Recomendado aos que curtiram District 9, onde vimos lutas contra alienígenas em pela luz do dia!!