
Para os leigos terem uma idéia da dimensão do feito do rapaz, imaginem a fama do Orkut no Brasil, e multipliquem por 207. Quero dizer, o Facebook conta com 500 milhões de usuários em 207 países ao redor do mundo. E de 2003 para cá, o que inicialmente foi um site apenas para ranquear as mais belas meninas da Universidade de Harvard no USA, tornou-se um verdadeiro vício de integração social a nível mundial. A brincadeira de fazer um site de adolescente fez de Mark Zuckerberg o mais jovem bilionário do planeta. O Facebook hoje está avaliado em 25 BILHÕES de dólares.
O filme é muito bem relatado, a começar pelo diálogo extremamente rápido. Prática muito comum em adolescentes Nerds (viciados em computação). Tanto isso quanto a relação em geral com a sociedade é muito bem colocada no filme. Ilustra perfeitamente aqueles seres tão idiotas e tão geniais.
Aliás, esta é a proposta principal do filme. Vai a fundo na mente dos adolescentes gênios que por serem constantemente desrespeitados na sociedade, por serem Nerds, utilizam dessa genialidade para chamar atenção e serem aceitos. Mais do que nunca no caso de Zuckerberg, criador e dono do Facebook. O rapaz passa por cima de tudo e todos para conseguir o que quer. Sem apego a amizade, respeito ao próximo, compaixão, etc. Passaria por cima dos próprios pais para conseguir seu objetivo.
O filme ainda traz uma surpresa para quem desconhece a história da empresa. Sean Parker, criador do Naspter, responsável pela divulgação em massa de mp3 e processado pela banda Metallica, aparece como associado a Zuckerberg e hoje detém 7% do Facebook. A interpretação ficou por conta do cantor Justin Timberlake (Alpha Dog, Black Snake Moan).
O roteiro é sensacional, a história é contada com passado e presente se alternando a todo momento. O passado mostra os tempos primórdios da criação do Facebook, até a supremacia, como mega empresa que é hoje. O presente é a briga judicial dos associados e investidores de Mark Zuckerberg, por direitos autorais. No fim, a cronologia se encontra.
Recomendado aos que curtem filmes como Wall Street, relacionado a negócios. Pode parecer um filme besta de adolescente, mas não... é business!
Um comentário:
Achei muito bom!!!
Assisti DEVIL no fim de semana e gostei tb!
Postar um comentário