Melancholia é melancolicamente bom. Muito bom. O filme começa chato, diga-se de passagem. São 8 minutos de cenas em camera super slow motion, como se fosse a velocidade relativa do movimento do planeta. Mais uma vez, trata-se de um trabalho de arte, então, é para ser apreciado.
Por que a comparação com planetas? porque é justamente disso que o filme trata. A Terra está em rota de colisão com um planeta, chamado Melancholia. Sua trajetória foi tida como uma rápida passagem próxima da órbita da Terra.
Mas a temática sci fi se limita isto. O filme é um drama tenso, pesado, que explora os efeitos da passagem do planeta tendo como foco a relação de duas irmãs, cada uma com seus problemas.
Kirsten Dunst (Marie Antoinette, Spider Man), é Justine, no dia de seu casamento, alterna momentos de aparente euforia e realização, com tristeza e depressão.
Claire (Charlotte Gainsbourg - Antichrist, 21 Grams) é sua irmã mais velha, casada com John (Kiefer Sutherland - 24 hours). Claire é organizada, centrada, e que segura as pontas em meio aos problemas da irmã, mas Melancholia traz efeitos colaterais e o pensamento de que a Terra pode ser destruida por um planeta em questão de tempo, é perturbador.
A angústia, a sensação de medo e impotência dos personagens é passada por igual ao expectador.
O filme tem um excelente trabalho de direção e excelente atuação de Kirsten Dunst, diga-se de passagem.
Para ver, apreciar e refletir.
2 comentários:
Preciso ver esse filme urgente!
Há algum tempo, virei fã incondicional do Lars Von Trier. Muito por dar prioridade a arte em si, no cinema. Eu diria que ele tem a mesma pegada artística de Stanley Kubrick. E tão louco quanto!
Desde Dogville e Manderlay, procurei acompanhar seus trabalhos. Mesmo que tão poucos! E qnd surgiu Antichrist, eu PIREI!! Filme denso, espetacular. Willaim Dafoe e Charlotte Gainsbourg formaram uma dupla e tanto nesse filme! Eu, no lugar deles, teria um orgulho imenso de ter feito esse filme.
Tenho certeza de que vibrarei com Melancholia!
Só para deixar registrado!!
QUE FILME!!! Lars é louco e gênio!
Estilo único...
Mal posso esperar pelo próximo trabalho:
The Nymphomaniac
e
The Nymphomaniac - Part II.
Tb com a Charlotte Gainsbourg.
Postar um comentário