
Num futuro, o planeta Terra encontra-se em colapso devido a escassez de recursos de energia. Eis que um recurso muito mais potente e lucrativo é descoberto na Lua. Lá, uma empresa se instala, enche o bolso de dinheiro e mantém o planeta.
Um único astronauta, vivido BRILHANTEMENTE por Sam Rockwell (Iron Man 2), é o responsável pela manutenção dos equipamentos, incluindo GERTY, um computador com inteligência artificial, cuja voz é feita por ninguém menos que o mestre Kevin Spacey (American Beauty, K-Pax)! Seu único companheiro na base lunar.
Num período de 3 em 3 anos, o recurso deve ser enviado à Terra. A cada término de período a empresa realiza a troca de astronauta. Porém, ao final do período deste que acompanhamos, surgem inúmeras complicações físicas e mentais. Conflitos mentais e desconfianças o faz descobrir dezenas de fatos que nos surpreende e inevitavelmente nos leva a nos colocarmos no lugar dele!
Moon é um filme para ver e rever, é uma obra-prima do cinema atual. Pela primeira vez vi Sam Rockwell num papel sem ser de comédia e aconteceu o mesmo de sempre: comediantes arrebentam em dramas! E mais... neste longa você se sentirá claustrofóbico, pois o filme se passa dentro de uma nave e com uma única pessoa. Em outros momentos, o filme fica tenso, suspense dos bons. Alucinações, tristeza profunda, medo do desconhecido, etc... também fazem parte deste filmaço.
E como falei no começo: VER É OBRIGAÇÃO! Eu poderia escrever mais e mais, mas este post teria umas 500.000 linhas.
; )